You are currently viewing Como lidar com a insegurança nos processos seletivos?

Como lidar com a insegurança nos processos seletivos?

Conquistar aquela vaga que você tanto sonha tem certos desafios. Além do preparatório pessoal, profissional e o nervosismo pela sua grande chance estar logo ali, é preciso encarar os processos seletivos, que podem ser duros. Quando chega o grande dia, a insegurança se torna o principal fator para erros na hora de se apresentar para o recrutador. E, por isso, demostrar confiança é sempre um dos maiores desafios para o entrevistado. É preciso provar constantemente que você é o cara certo para a vaga.

O SEJA separou 5 dicas para que você construa sua autoconfiança, dê o seu melhor em cada processo seletivo e, claro, conquiste a tão desejada vaga de emprego:

1 – Pesquise sobre a empresa
Nada melhor do que saber bem da empresa em que você quer tanto trabalhar, certo? Então, quando for chamado para a primeira entrevista, procure saber sobre a cultura do lugar, quais os principais produtos e serviços, quem são os concorrentes, particularidades do mercado e do segmento de atuação. Esteja preparado, informação nunca é demais!

2 – Chegue adiantado
Planeje seu dia da entrevista. Veja a rota e distância até a empresa e saia com antecedência para chegar pelo menos 20 minutos antes. Nunca sabemos qual será o imprevisto que pode acontecer. E, caso algo muito grande aconteça, avise o recrutador, demostre respeito e se coloque à disposição para remarcar a entrevista.

3 – Mantenha o foco
Esteja sempre atento ao que o recrutador fala. Muitos erros acontecem pelo excesso de detalhes, o que torna o seu tempo cansativo e até improdutivo, mas claro, também não seja raso nas respostas. Tenha uma organização mental. Fale sobre sua trajetória em ordem cronológica de datas, fale os principais feitos da sua carreira até agora e tenha o discurso com coerência com os dados do seu currículo.

4 – Linguagem exemplar
Cuidado com os vícios de linguagem! Sempre fale de uma maneira clara e evite uso de gírias. Reforce suas competências que fazem sentido para aquela vaga. E claro, mantenha a postura. Cuidado com as emoções, mantenha sempre equilíbrio e discernimento profissional, e não seja invasivo. Faça contato visual, olhe no olho, demonstre segurança e receptividade.

5 – Seja você
Não adianta seguir um monte de regra e esquecer o principal: seja você. Se o recrutador te chamou para o processo seletivo, é porque gostou de você e espera que você traga suas vivências e sabedorias para dentro da empresa.

A conclusão é estar bem preparado! Entre feedbacks negativos que acabam rondando em nossa mente, guarde tudo como aprendizado e lembre-se que as vezes aquela não era a vaga certa para você. Em breve, aquela que vai te dar uma oportunidade no mercado de trabalho está chegando. Sempre se lembre de tudo que passou até aqui e não desista.

Para ficar informado sobre nossas vagas, cadastre na aba VAGAS, siga nossas redes sociais e aguarde sua próxima grande oportunidade.

Deixe um comentário