You are currently viewing Conheça Sorocaba: Um lugar cheio de maravilhas no interior de São Paulo

Conheça Sorocaba: Um lugar cheio de maravilhas no interior de São Paulo

Você sabia que a região do rio de Sorocaba foi povoada inicialmente pelos Tupiniquins? Antes de se tornar a cidade que conhecemos hoje, Sorocaba era uma terra que muitos acreditavam ter ouro e, por causa disso, a região ficou conhecida como ” símbolo do poder real na Nova Vila de Nossa Senhora da Ponte de Mont Serrat.”

Para entender a história da cidade, é preciso destacar 5 ciclos distintos que marcaram seu desenvolvimento.

1º Ciclo: Bandeirantismo

Tudo começou com Baltazar Fernandes. Logo após o Governador não encontrar ouro em Sorocaba, ele construiu a Igreja de Nossa Senhora da Ponte, atual Igreja de Sant’Ana, e o Mosteiro de São Bento. Com sua casa no Lajeado, ele se mudou com a família para a terra e fundou o povoado que deu o nome de Sorocaba (na sua origem Tupi-guarani: terra rasgada). Esse foi um momento muito importante pois foi quando as fronteiras começaram a se alargar além do Tratado de Tordesilhas.

2º Ciclo: Tropeirismo

As famosas feiras de Muares marcaram esse ciclo e transformaram a cidade numa verdadeira metrópole pela presença de brasileiros de todos os cantos. Realizadas anualmente e durante a segunda quinzena do mês de maio, virou parada obrigatória dos tropeiros. O Tropeiro, em suas viagens, ajudou na criação das cidades para seu descanso e levou nosso nome para os pontos da pátria.

3º Ciclo: Manchester Paulista

Com a revolução industrial em crescimento, a cidade ganhou destaque pela sua economia e pela grande quantidade de empregos. Foi quando a indústria começou a ocupar um lugar de destaque e melhorou a economia da cidade. Após a fundação das empresas como a Santo Antônio, a Santa Maria, Votorantim e muitas outras, Sorocaba ficou conhecida como a Manchester Paulista, pela semelhança a cidade inglesa chamada Manchester, que é considerada até hoje uma das mais modernas do mundo.

4º Ciclo: Ensino

Desde a fundação da cidade, o ensino ganhou impulso. Séculos se passaram e tivemos um grande desenvolvimento na alfabetização dos moradores da cidade. Hoje, Sorocaba possui escolas de todos os níveis e ganhou o nome de “Cidade das Escolas e das Indústrias”.

5º Ciclo: Comercial

Hoje, vivemos o quinto ciclo da cidade: o centro comercial em evolução, que cresce a cada ano e dá para o local grandes riquezas e diversidade.

Entre os grandes centros urbanos, Sorocaba é considerada um importante polo industrial do Brasil e essencial para a construção do país que temos hoje. Com mais de 680 mil habitantes, a cidade é um ambiente cheio de histórias e belezas.

Deixe um comentário